quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Burnaby Mountain

Thoko estava com preguiça de cozinhar na quinta-feira passada. Então, eu, ela, Larry e Linda, a chinesinha que não bate bem, fomos jantar em plena luz do dia em um pé-sujo turco. Thoko e Linda pediram salada. A chinesa maluquinha encharcou seu prato de ketchup e mostarda, e se enrolou para terminar sua refeição, já que insistia em usar apenas uma colher para comer. Eu e Larry escolhemos um delicioso wrap, prato que eu até então desconhecia.

Depois do jantar, Larry convidou Linda e eu para conhecermos o Burnaby Mountain. Trata-se de um parque ecológico localizado na cidade de Burnaby, subúrbio de Vancouver. Fica sob os cuidados da Simon Fraser University, que está localizada próxima do parque e é, ao lado da University of British Columbia, a principal universidade de Vancouver. Antes do passeio, voltamos para casa apenas para pegar a máquina fotográfica e a chave do carro. Linda resolveu calçar um salto-alto! Não me pergunte o motivo...
Em trinta minutos chegamos no lugar. E que lugar! Não tenho talento suficiente para descrever fielmente a beleza do parque. Ele aparentava estar no topo da região. Para poder enxergar melhor a bela paisagem, devíamos enfrentar uma leve subida. Linda fez uma espécie de malabarismo para conseguir se manter em pé durante a caminhada no gramado. Eu estava agoniado com isso, porque ela não tirava o maldito sapato?! Havia duas direções para se observar quando chegamos no topo. De um lado, era possível ver uma cadeia exuberante de morros e um rio enorme rasgando todos eles. Já na outra direção, toda a cidade de Vancouver aparecia diante dos nossos olhos. Mas o melhor ainda estava por vir. Oito e meia da noite, quando o Sol começou a se pôr (sim, aqui escurece nesse horário), podia ser visto um céu multicolorido. Tão lindo que nem parecia real, uma imagem ''photoshopiada''.

Também havia um jardim que nunca vi tão belo, um extenso gramado onde as pessoas liam ou faziam piquenique, um luxuoso restaurante de frutos-do-mar e uma exposição de esculturas japonesas. Estes monumentos são muito parecidos com os famosos Totem Poles, escultura indígena de madeira espalhada pela costa do Pacífico na América do Norte. Segundo Larry, esta semelhança reforça uma antiga tese que há milhares de anos japoneses e índios da América do Norte já travaram algum contato. Os Totem Poles estão na última foto, a qual achei na Internet. Por sinal, ainda terei a oportunidade de conhecê-los. Estão instalados no Stanley Park, principal parque da cidade.

Ganha um brinde quem adivinhar o que a chinesa fez no carro na volta para casa! Dica: não foi a primeira vez...







Monumentos japoneses e os Totem Poles: coincidência ou inspiração?

5 comentários:

Unknown disse...

ela dormiu de boca aberta no banco da frente do carro.Já tinha feito isto no 1o city tour com o Larry.
Ganhei o prêmio?
Bjss

Tia Lou disse...

Nossa que lugar lindo!!! Que banho de cultura!!! Vc deve estar maravilhado com tanta informação.
bjs

Guilherme disse...

Vc deveria tirar uma foto da chinesa escalando a montanha de salto alto. Deve ter sido muito engraçado

Pedro Paulo Bastos disse...

She slept like an angel...

Luiz Gustavo Kahn disse...

Resposta eeeeee... xata!

Daqui a um mês você receberá seu prêmio! ;)

Pensei em fotografar ou gravar a chinesa subindo de salto-alto! Hehehe Mas tinha medo dela ou o Larry perceber...

Burnaby Mountain realmente é muito bonito. Futuramente, irei conhecer novos paraísos sempre postando fotos para vocês tirarem uma casquinha.

Obrigado a todos pelos comentários!