domingo, 17 de agosto de 2008

Só dá olho puxado

Chorong, Norie, Sana, Nayminie, Sunjim e Pochu.

Você adivinha o que estas palavras significam? São os nomes de alguns dos meus colegas de classe. Tanto de manhã, quanto de tarde, mais de 70% dos estudantes da minha turma é de origem asiática. E isso não está reservado apenas para as salas de aula. É impressionante! Você pode estar na rua, no ônibus, no shopping ou no parque, basta virar a cabeça que encontra um. Até da janela do meu quarto dou de cara com um chinês, vizinho que mora em frente.


Brasileiros que vieram anteriormente para Vancouver já haviam me dito que aqui tinha um grande número de orientais, só não sabia que eram tantos! Caso eu tenha algum leitor de olhos puxados, por favor, não se ofenda, não tenho nada contra, admiro a beleza asiática, mas vou confessar algo: esperava encontrar mais gente loira de olhos azuis.

O fato de a cidade ser banhado pelo Oceano Pacífico contribui para esta grande imigração oriental. Coreanos, chineses, tailandeses, japoneses... Eles vêm de todas as partes. Com as Olimpíadas de Pequim, não duvido nada que seja mais difícil encontrar um oriental lá do que aqui. Claro que eu estou exagerando, afinal são 12 milhões de habitantes em Pequim contra 2 milhões em Vancouver. E, além do mais, aqui tem pessoas de todas as etnias.

Os asiáticos não são nem a metade da composição dos habitantes da cidade, mas que parecem estar próximos disso, isso parece!


Algumas colegas de classe: Giovana (brasileira), Stephanie (coreana), Chorong (chinesa), Sana (japonesa) e Norie (japonesa).

4 comentários:

Pedro Paulo Bastos disse...

Esses asiáticos me lembram... BABEL.

Unknown disse...

até que suas colegas orientais são simpáticas e sorridentes.E você me parece bem feliz na foto.
SAYONARA !!!!

Guilherme disse...

Isso está mais parecendo preparção para a cerimônia do chá do que uma aula de inglês

Luiz Gustavo Kahn disse...

Hahaha é verdade! Às vezes, dá pra se sentir dentro de Babel mesmo, na parte que é rodado no Japão. Só não encontrei alguém como aquela mudinha maluquinha do filme. Talvez, a chinesa que mora aqui seja a pessoa que mais se aproxime dela.
----------------------
A maioria dos orientais são muito simpáticos, discretos e estudiosos.
-----------------------
Se alguém, como eu, ficou curioso em saber do que se trata a cerimônia do chá, à qual o Gui se referiu, acesse este endereço: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerim%C3%B3nia_do_ch%C3%A1
--------------------------
De vez em quando, realmente, eu me sinto dentro da Ásia. Existem situações bem engraçadas: um dia, dois coreanos não estavam conseguindo se comunicar em inglês. Como na ILSC não é permitido falar outra língua, um deles escreveu no caderno algo do tipo 한국어 조선말.
Nossa! Eu ficava assustado! Como alguém pode entender um negócio desses... Sabendo isso, inglês é mole!