quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Capilano Suspension Bridge

North Vancouver é um dos distritos que compõem a região metropolitana de Vancouver. Estive lá terça-feira pela primeira vez para conhecer a Capilano Suspension Bridge & Park, parque famoso por abrigar uma ponte de 136 metros de comprimento e 70 metros de altura sobre o rio Capilano. Neste mesmo dia, após saber do meu iminente passeio, meu amigo coreano Lio se dirigiu a mim com estas palavras: “Não acredito que você pagou 15 dólares só para atravessar uma ponte!” Pronto, ele frustrou completamente minha boa expectativa que tinha sobre a Capilano Suspension Bridge & Park. Será que é só uma ponte mesmo?
Não era! Talvez por possuir um acentuado olho puxado, Lio não tenha notado outras atrações no parque. Evidente que, como o próprio nome do local sugere, a ponte Capilano é o grande destaque, mas não o único. Por exemplo, quando meu grupo chegou, fomos recebidos por um funcionário da Capilano, que nos contou a história da ponte inaugurada em 1889. Pelo pouco que eu consegui entender através do meu inglês amador, ela foi construída para facilitar o trabalho dos índios na região. Por falar nisso, o parque também concentra uma grande quantidade de Totem poles, as esculturas destes nativos americanos.

Antes de atravessar a ponte, encontrei dois bares, uma lojinha de souvenir, um belo jardim e as obras de arte indígenas. Já no meio da travessia, pude ver uma vista exuberante do rio Capilano, morros cheio de coníferas e um gavião legítimo (vejam a foto). A ponte balançava! Não chegava a ser perigoso, claro, mas quando alguém fazia a gracinha de andar botando os pés em ambos os lados da ponte, de forma intercalada, dava para se sentir como o Indiana Jones.

Ao cruzar a Capilano Bridge, deparei com um pequeno lago cheio de peixes e uma seta indicando uma trilha. Confesso que o passeio não foi espetacular, mas valeu a pena a ida, trata-se de um lugar inusitado. Antes do comentário do Lio, estava esperando mais da Capilano Suspension Bridge & Park. Por isso, foi bom ele ter falado aquilo, pois evitou uma decepção e acabou causando uma surpresa positiva. Quanto à trilha, relativamente longa, eu fiz. Tirei boas fotos de bonitas paisagens e diferentes ângulos... da ponte.






2 comentários:

Unknown disse...

ponte que balança?!
tô fora!!

Pedro Paulo Bastos disse...

ponte que balança?!
tô fora!! (2)