domingo, 18 de janeiro de 2009

Rapidinhas

Provavelmente, vocês perceberam que eu fiquei mais de um mês ausente no blog. Por causa disso, algumas datas importantes não foram mencionadas. Vamos a elas então:


NATAL: O clima de Natal já é percebido na cidade desde 1º de Novembro, quando as casas, as lojas e as ruas passaram a substituir as abóboras e os espantalhos do Halloween pelas luzes coloridas e outras decorações que inspiram o espírito natalino. O 24 de Dezembro para o canadense é como o dia 23 para os brasileiros, uma data como outra qualquer. Por causa disso, minha véspera de Natal foi bem desanimada. Já no dia 25, tive com minha hostfamily um típico dia de Natal canadense: ir ao cinema e ao restaurante. Acredite, todos na cidade fazem o mesmo ritual. Não é à toa que os restaurantes estavam lotados, e as salas de cinema entupidas. Com tanto filme bom em cartaz, assistimos logo um que nunca havia ouvido falar, um tal de Slumdog Millionaire. Brabo no inicio, satisfeito no final, pois gostei muito. Semanas depois, leio surpreso que o filme ganhou o Globo de Ouro. Merecido! BOXING DAY: Chamar o 26 de Dezembro de crazy day não seria exagero. É a data onde todas as lojas do Canadá estão em liquidação de 40, 50, 60 ou até 70%. Ficou com vontade de fazer compras sobre estas condições? Pois é, todos os moradores de Vancouver também, e por conta disso as ruas e os shoppings estavam completamente tomados de gente. A cidade lembrava a Rua 25 de Março nas épocas mais concorridas. Não acreditei quando um canadense me disse que este Boxing Day nem estava tão movimentado como de costume devido à neve e a consequente dificuldade de andar. Em certas lojas de departamento e eletrônicos, as filas chegavam até ao lado de fora. Já em lojas de grife, a fila era para entrar, pois por medida de segurança havia um número máximo de pessoas que poderiam estar dentro da loja ao mesmo tempo. Nada elegante deixar os clientes de pé sob uma temperatura abaixo de zero. Enfim, coisas do Boxing Day...


ANO NOVO: Nada de fogos de artifício ou animadas festas nas ruas. O réveillon trata-se de uma data sem muita importância para os canadenses. Passei em um apartamento com amigos latinos, que valorizam a data assim como a gente. Depois de ver lindos espetáculos pela TV em Sidney, Pequim, Paris, Nova Iorque e Rio de Janeiro, só estava aguardando a minha contagem regressiva (apenas Alasca e Havaí comemoram depois). Quando abrimos a janela para gritar um HAPPY NEW YEAR, a surpresa: a cidade estava completamente silenciosa. Nunca pensei que teria a experiência de ficar temeroso em acordar alguém à meia-noite do primeiro dia do ano. Pois isso aconteceu, e em 2009!


POLAR BEAR SWIM: English Bay, a “praia” de Vancouver, torna-se um importante cenário da cidade em 1º de Janeiro. Cerca de 1000 canadenses malucos mergulham em suas águas geladas para celebrar o ano que começa. Infelizmente, não estive lá para conferir esta loucura. Mas vejam a foto no evento deste ano.

Nenhum comentário: