sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Quebec

Pelo que eu já conheci das outras cidades e vi por fotos das próximas, me arrisco a dizer que Quebec é a minha cidade favorita (claro que eu não estou incluindo Vancouver nesta lista). Acredito que o principal fator para isto seja o inverno rigoroso carregado com toneladas de neve, que enfeia as outras cidades e embeleza Quebec.

Há apenas um bairro aonde os turistas vão: o Vieux Quebec. Senti-me 300 anos atrás no tempo, tamanha a conservação perfeita em que a região se encontra. São diversos lugares para visitar e aprender sobre a exploração dos franceses e ingleses na região. Impossível visitar todos para quem esteve um dia por lá sob 13º C abaixo de zero. No entanto, os principais pontos foram vistos.

A Catedral Notre Dame, primeira construída fora de Paris, foi o ponto inicial do passeio, que também incluiu a sedutora Rua Grande-Allee com seus vários restaurantes antigos, o Museu da América Francesa, as diversas ruelas antigas só para pedestres e cheias de lojinhas, as únicas muralhas ainda de pé na América do Norte, o Parlamento de Quebec e o mais famoso de todos, o Château Frontenac, castelo centenário erguido pela empresa ferroviária Via Rail para atrair turistas ao Canadá.

O momento tenso da viagem mais esperado não ocorreu. Muitas pessoas me alertaram que em Quebec ninguém sabe falar inglês e, para piorar, se ofendem quando você começa a usar esta língua. Mentira! Apesar do inglês não ser tão fluente como em Montreal, por exemplo, em Quebec todo mundo se comunica em inglês, seja o taxista, a camareira, o garçom ou a vendedora da lojinha.

Nenhum comentário: