quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Montreal

Minha viagem pelo leste canadense passa por Toronto, Montreal, Quebec e Ottawa. São dois dias em cada cidade, sendo que em Toronto ficará cortado, pois estarei por lá no primeiro e no último dia do passeio. Portanto, este post será sobre Montreal, primeira cidade onde já terminei integralmente minha visita.

Há dois lugares para se destacar em Montreal. O primeiro é o Vieux Montreal, bairro antigo repleto de monumentos e prédios históricos da América Francesa e Inglesa, além de ruas estreitas e charmosas cheias de restaurantes e lojas de souvenires. A Catedral de Notre Dame é esplêndida, pena que não era permitido tirar fotos da parte de dentro. O segundo lugar interessante consiste na maior cidade subterrânea do mundo. É impressionante! Quarteirões e mais quarteirões de lojas, praças de alimentação, bares, museus, escritórios, bancos, enfim, um mundo embaixo da terra.

Outro ponto a se destacar de Montreal é o fato da cidade ser completamente bilíngue. A primeira língua é o francês, mas bastava perceberem que eu era turista para que todos falassem um inglês perfeito. Além disso, o povo é extremamente receptivo. Não foram poucas as vezes que, ao me notarem enrolado com o mapa, me ofereceram ajuda sem eu pedir. Isso ocorria do guarda de trânsito ao simples pedestre. Uma senhora chegou a me dar uma aula de história da cidade.

Conclusão, gostei de Montreal, mas tive a impressão de que a cidade é bem mais bonita durante o verão, quando não há neve para cobrir os diversos parques, e não há frio para tirar do ambiente as típicas folhas vermelhas canadenses. E por falar em temperatura, tive sorte. Estava apenas 8º C negativos. Não estou sendo irônico, esta época do ano costuma passar dos 20º C abaixo de zero. Mesmo assim, foi o frio mais intenso que passei na vida, mas nada desesperador, altamente suportável para quem esteja muito bem agasalhado.

Próxima parada: Quebec, a cidade que só fala francês.

Nenhum comentário: